HISTÓRIA

1930

A HISTÓRIA DA IPI FILADÉLFIA TEVE INÍCIO NOS ANOS 30 COM A VINDA DA FAMÍLIA CASONI DE PIRAJU, INTERIOR DE SÃO PAULO, PARA LONDRINA.

1943

NO INÍCIO DOS ANOS 40, OFICIALMENTE, FOI ORGANIZADA A ESCOLA DOMINICAL DO BAIRRO, ONDE AS FAMÍLIAS BRUDER E CASONI ESTAVAM À FRENTE DAS PROGRAMAÇÕES DA CONGREGAÇÃO.

1948

ASSIM COMO O BAIRRO, A CIDADE DE LONDRINA ESTAVA EM ASCENSÃO E AMBOS CRESCIAM AO MESMO TEMPO,
FOI QUANDO, EM 1948, O SENHOR JORGE CASONI DOOU O TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEMPLO DE MADEIRA.

1963

A IGREJA PASSOU ENTÃO A SER DIRIGIDA PELOS IRMÃOS DA PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE, A PEDIDO DO CONSELHO, E EM 1963 JÁ CONTABILIZAVAM UMA GRANDE QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA DOMINICAL E QUE FREQUENTAVAM OS CULTOS.

A CONGREGAÇÃO IA CRESCENDO E SE ORGANIZANDO POR MEIO DA SOCIEDADE DE SENHORAS, DA UMPI, DOS DIÁCONOS E DIACONISAS, E DE TODOS OS IRMÃOS QUE DAVAM AULA OU AJUDAVAM DE ALGUMA FORMA NA ESCOLA DOMINICAL, CONTABILIZANDO, ENTÃO, 205 ALUNOS MATRICULADOS.

O PRIMEIRO CONSELHO DA IGREJA ERA FORMADO PELOS PRESBÍTEROS DOMINGOS CASONI, PAULO HIPÓLITO MONTEIRO E JOÃO NATIVIDADE RAMOS DA SILVA, JUNTAMENTE COM REVERENDO JOÃO BATISTA RIBEIRO NETO.

1965
23 de abril

A CONGREGAÇÃO SE FORMOU, PASSANDO A SER A SEGUNDA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE LONDRINA. NESSA DATA ACONTECEU O CULTO DE INAUGURAÇÃO DO TEMPLO, PRESIDIDO PELO REVERENDO JONAS DIAS MARTINS QUE TROUXE O TEXTO DE MARCOS 16: 19-20 ENFATIZANDO QUE O DNA DA IGREJA ERA, DE FATO, A EVANGELIZAÇÃO.

FAÇA PARTE
DESTA HISTÓRIA!

A IPI Filadélfia é uma igreja afiliada à Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, uma federação de igrejas locais espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de levar a todos os brasileiros o amor e a salvação que existem em Jesus Cristo.


As suas raízes se encontram na Reforma Protestante do Século XVI, sendo uma igreja que valoriza a sua história, sem deixar de olhar para o presente, a fim de oferecer respostas às dúvidas de uma sociedade em constante mudança.


As nossas igrejas locais são comunidades com características que valorizam e respeitam as diferenças regionais e culturais onde estão inseridas, e estão abertas para receber a todas as pessoas que necessitam do amor de Deus e da salvação em Jesus Cristo.